sábado, 20 de março de 2010

Coelho com chocolate... na panela


Trata-se apenas de uma provocação, mas nessa época do ano gosto de fazer uma receita de coelho que sempre mexe com as pessoas. Geralmente para o domingo seguinte à Páscoa, com a alegação de que "agora que o coelho não tem mais utilidade bem que pode ir para a panela com as sobras do chocolate que trouxe". Foi nesses termos que publicamos a coluna original sobre o assunto, na Paladar de abril de 2004 (http://bit.ly/d4F0vD). Boa parte das pessoas fica meio sem jeito, com pena do bichinho e receosa pela combinação de carne e chocolate. Mas o resultado é muito interessante, pois o chocolate, em sua essência, não é doce (como hoje se sabe de cor).
Aproveitando, então, a ocasião, o Coelho catalão ao chocolate é a nossa pedida como Prato do Dia desse sábado, em nome da Páscoa que se aproxima.

Coelho catalão ao chocolate

Ingredientes:

1 coelho de 1,2 kg cortado em pedaços
150 g de bacon cortado em pedaços
250 g de cebolas pequenas
40 g de cebola roxa picada
150 ml de vinagre de vinho
15 g de chocolate em pó (sem açúcar)
300 ml de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 cravos da Índia
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Em uma caçarola, doure os pedaços de coelho em 2 colheres (sopa) de azeite por 10 minutos. Junte a cebola roxa picada, misture bem, refogue por 3 minutos e acrescente o vinho, o vinagre, os cravos e 250 ml de água fervente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 10 minutos descoberto. Tampe a caçarola e cozinhe por mais 30 minutos, em fogo baixo.
Enquanto isso aqueça o restante do azeite em outra panela e doure as cebolas. Junte o bacon picado e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte 100 ml de água fervente e deixe no fogo por mais 5 minutos. Retire os pedaços de coelho e reserve em local aquecido. Junte a mistura de cebola e bacon à caçarola e deixe reduzir, descoberto por 5 minutos, em fogo alto. Junte o chocolate em pó e verifique o tempero. Retorne os pedaços de coelho, misture bem ao molho e sirva em seguida.

Rendimento - 4 a 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário